domingo, 22 de maio de 2011

Com a comida não se brinca!

Foi com um misto de espanto de repugnância e de “eu não acredito”, que li a notícia sobre a “tomatina” que aconteceu hoje em Braga!!! Pois, espantem-se as mentes mais abertas, “tomatina” uma tradição espanhola em Braga e que só serve para esbanjar comida. E tinha logo de ser em Braga, uma cidade de tradições cristãs, onde, as mentes iluminadas toscas deste país, se lembraram de levar a cabo esta verdadeira orgia do tomate!

Há quatro questões fundamentais que me revoltam nesta notícia:

  • É uma autentica falta de respeito por aqueles que em todo o mundo sofrem, e morrem, de fome. Tendo em conta que morrem de fome todos os anos 5.834.000 crianças (16.000 por dia, uma criança cada 5 segundos), não consigo compactuar de ânimo leve com “festas” deste género!
  • É um autentico esbanjar de bens alimentares do planeta, simplesmente por puro divertimento. Até parece que o pessoal não quer deixar um restinho de planeta para os filhos que agora cria!!!  Ok, ok eu sei que neste capítulo muito haveria a dizer sobre outros temas que não a “tomatina”, mas este “post” é só sobre a “tomatina”.
  • É uma falta de respeito para com os países que estão a apostar em nós os seus milhões de euros com a ajuda do FMI e seus muchachos… Ok, aqui também muito mais haveria a dizer além da “tomatina”.
  • E… “at last but not least”. Porra, será que não se arranjava uma tradição Portuguesa para animar a cidade??? A “tomatina” de certeza que não tem 560 escrito no código de barras!

Quando comecei a escrever este “post” andei a procurar algumas fotos para “animar” a coisa, queria algo que mostrasse de forma brutal a antítese da “tomatina” e da fome. É claro que achei algumas, muitas algumas… deixo “” estas e peço desculpa pela dureza do contraste!

la-tomatina-food-fightuntitled

Razão tinham os meus pais que em miúdo me diziam “Com a comida não se brinca”!

Fica um apelo: Senhores autarcas, tenham “Ganas de Viver”, mas… não brinquem com os tomates!

GdV

2 comentários:

  1. Fiz um comentário num outro blog a traduzir as mesmas ideias que aqui expressas.
    Acho que é bom haver este tipo de eventos de "brincadeira com o povo". Só não acho piada à forma como é feita.
    Acho que é de um desperdício... indecente. Descreves melhor do que ninguém aquilo que sinto a ver esta notícia.

    Parabéns pelo post.

    Beijo**

    ResponderEliminar
  2. Obrigado "Imagina".
    Já ouvi por aí uma "desculpa" de que os tomates afinal estavam impróprios para consumo, mas mesmo assim acho uma aberração, uma falta de respeito! Se calhar, então, o problema vem mais de trás, ou seja, não os deviam(os) ter deixado estragar!

    Como se costuma dizer: "À mulher de César não basta ser séria, também tem de o parecer".

    Bjs

    ResponderEliminar