domingo, 12 de junho de 2011

Eterno aprendiz

Um eterno aprendiz, é assim que me defino quanto à minha experiência de vida, à minha experiência com o mundo e a tudo o que ainda tenho por aprender e descobrir. Ou, por outras palavras, também me posso auto-intitular como um “Burro Crónico”, com sede de aprender, de conhecer, de olhar de frente tudo o que me rodeia.

Uma das piores preguiças que podemos ter, é a chamada “preguiça mental”, esse lastimoso estado de espírito que tantos cérebros ataca, tantas mentes corrói e tantas oportunidades de evoluir castra à nascença. Pobres mentes que desse mal sofrem, não conseguem nem sabem como evoluir, limitam-se a conhecer o que as rodeia no seu patético dia-a-dia, sempre a mesma rotina, nada de novo… não porque não exista nada para descobrir, mas, simplesmente, porque não o procuram. São mentes que à muito deixaram de ser crianças, ou, pelo menos, de sentir paixão pelo que é novo, pelo desconhecido e pelo mundo que as rodeia!

Mais triste do que não conseguir aprender, é a incapacidade de ter força para o fazer, sabem aquele vigor que nos acompanha em criança, aquela sede de descobrir, aquela capacidade de sorrir com um simples bater de asas de uma borboleta, o brilho nos olhos quando se descobre algo de novo… pois, quando essa paixão nos abandona, é uma porra!

GdV

6 comentários:

  1. Ora aí está uma epidemia de que ninguém fala! Gosto do nome que lhe deste "preguiça mental". Não gosto, porém, do que ela significa.

    Lembro-me logo deste povo cada vez mais "acostumado", mais "comodista", mais "rotineiro". Trabalho-casa, casa-trabalho. A culpa não é só povo, as condições de vida que temos também nos podem influenciar neste sentido. Infelizmente não somos um país em que 90% das pessoas trabalha das 7h/8h às 15h e a partir dessa hora está em casa para fazer o que bem lhe apetecer.

    MAS, também não ponho as mãos no fogo pelos bons resultados deste sistema de outros países no nosso Portugal.

    Mal ou bem, cá fica o comentário a este magnífico texto.

    Parabéns, mais uma vez!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Adorei :) gosto da tua forma de escrever!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelos comentários. E, a "preguiça mental" e o comodismo são mesmo uma grande PORRA

    ResponderEliminar
  5. Preguiça mental... gostei...
    espero que não te atinja...
    a mente tem que estar em constante actividade, senão vai morrendo.

    ResponderEliminar