terça-feira, 21 de junho de 2011

Está na hora de mostrar do que somos feitos

Meus amigos e amigas, é este o momento, chegou a hora de, nós Portugueses, mostramos a garra que dizemos ter, de mostrar aquela capacidade de desenrascanço pela qual somos conhecidos, mas… lá estou eu com os “mas”, mas isto não vai lá só com o esforço, não, não vou riscar “esforço”, vou deixar assim… dizia eu, que isto não vai lá só com o esforço dos políticos (quero acreditar que eles também se vão esforçar). Todos temos de dar uma ajuda, todos temos de crer, de acreditar que ainda é possível salvarmos a nossa dignidade, a nossa identidade como povo. Chegou a hora de todos juntos puxarmos para o mesmo lado, acredito piamente que se o fizermos, todos juntos a puxar no mesmo sentido…. meus caros, podemos arrastar a lua!

E sabem que mais, estou feliz com o que vejo quando olho à minha volta, ou é da minha vista ou começa-se a perceber a centelha do renascer do espírito de um povo que quer vencer, de um povo que está agora a ser “acordado” para a necessidade de consumir o que é nosso e de o fazer cá dentro, um povo que está a ser “acordado” para a necessidade de nos divertirmos e gozar férias entre “paredes”. Eu sei que no meio de tudo isto, no meio desta “onda” que parece ganhar forma no horizonte, vai haver sempre quem se aproveite já há quem se aproveite, basta ver a “utilização “ comercial que as grandes marcas comerciais estão a fazer do “consuma o que é nosso"”, mas até nisso eu vejo algo de positivo. Essas marcas são poderosos veículos de arrasto de multidões, então vamos deixá-las usar a sua força para nos arrastarem no sentido do “consuma o que é nosso” (cuidado, há alguns produtos que de nosso só têm a publicidade)!

Sei também que não vai ser fácil, estou consciente que mais do que nunca temos de ser solidários, vão haver muitas mãos genuinamente estendidas que vamos ter de ajudar. Mas também sei, por experiência própria, que é em momentos destes que se distinguem os homens dos meninos, que se distinguem os povos do povinhos e que é em momentos de crise que surgem, por vezes, grandes oportunidades, basta que não tenhamos pena de nós!

E, meus amigos e amigas, se mais uma vez falharmos… muito sinceramente começo a acreditar que a culpa não é dos não é dos políticos, se mais uma vez falharmos, a culpa é de todo um triste povo que se julga muito esperto mas que nem a si se consegue ajudar!

Por nós, pela vaidade de ser Português que devemos deixar às nossas crianças, tenham Ganas de lutar, de sofrer, de cair e voltar a levantar… Nós merecemos e as nossas crianças também!

GdV

4 comentários:

  1. Concordo a 100% e por falar dos ajustes comerciais feitos pelas marcas que, by the way, estão a ser um sucesso e que estão ajudar e muito nesta reviravolta do valor da "pátria Lusa" hoje recebi um panfleto da Nobre (fiambre) que até me deixou comovida (não pelos porquinhos) mas porque tinham feito uma prosa sobre tudo de bom que Portugal já ofereceu e ainda tinha para oferecer a este grande-pequeno Povo. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Rita. E tens razão quando dizes "grande-pequeno Povo". O "tamanho" de um Povo, tal como o de um Homem mede-se unicamente pelo "tamanho" da alma e do coração que lhe dá vida.

    GdV

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Agradeço o meu comentário, de facto tens razão, às vezes há distancia causada pelos preconceitos e muito mais e não duvido que essa seja de facto a distância mais dificil de superar!

    Quanto ao teu post, é um facto, está mais que na hora de mostrarmos aquilo que valemos!

    Beijinhos,
    Sú (não consegui comentar com a minha conta)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo post, eu voto pelo 560:-)

    ResponderEliminar