sábado, 30 de abril de 2011

Vou escrever o quê??

Pois, e agora vou escrever o quê?, sobre o quê? isto de fazer um blog parece uma ideia gira, muito “in”, uma afirmação da capacidade de “botar faladura”, dom que por sinal não domino. Mas então porque raio me deu para escrever coisas desgarradas num blog??? eu sei lá, são daqueles “vipes” que nos batem no momento. Mas já que o tenho, já que deixei nascer o “Ganas de viver”, vou-o alimentando!

Estava agora a olhar para o raio do cursor a piscar, como quem diz “vá lá, desembucha, estás à tanto tempo a olhar para mim que já nem consigo piscar com uma cadência certa…” e nesse momento “voillá” (não sei se é assim que se escreve mas também não me apetece procurar), fez-se luz, o TEMPO, um bom tema para falar.

Na realidade, o tempo parece voar. Ainda parece que foi ontem que estava com uma taça de champanhe na mão a dar as boas vindas a 2011 e, de repente, pufff 4 meses do ano já se foram, 1/3 desapareceu, caput, foi-se, 120 dias foram ao ar. Mas então, porque raio o tempo parece passar cada vez mais rápido por nós?

Do ponto de vista matemático faz todo o sentido a sensação que temos de que o tempo cada vez passa mais depressa, tem simplesmente a ver com a percentagem que cada momento representa na nossa vida. Senão vejamos: Para uma criança de 10 anos, um ano representa 10% da sua vida. Esse mesmo ano, para uma pessoa de 50 anos representa uns singelos 2% de toda a sua vivência. Estas diferenças podem muito bem influenciar a diferente perspectiva que um adulto e uma criança têm da passagem do tempo. Será???

Do ponto de vista mais filosófico/humanístico, o facto de cada vez o tempo
parecer passar mais depressa, poderá ter a ver com o sentimento de que cada vez nos resta menos tempo para… sei lá para quê, para partir em busca de novas descobertas… Esta vertente poderá ainda ser “agravada” pelo facto de por vezes sentirmos que ainda temos tanto para fazer nesta vida e o tempo cada vez é menos, o que nos leva a “sentir” que passa mais depressa do que em crianças, só porque “teoricamente” nessa altura ainda temos toda uma vida pela frente.

Bem, fico-me por aqui, nada de especial mas isto de ter um primeiro blog, é como ter uma bicicleta nova, usamos só porque sim, sem nenhuma razão aparente, nem produzir nada de especial!

GdV

1 comentário:

  1. Não sei bem com qual das teorias do tempo concordar. Mas gosto da última, no sentido em que procuramos sempre alguma coisa. Acho que essa busca nos envelhece, mas mantém-nos vivos!**

    ResponderEliminar